Caminho ou atalho, qual você escolhe?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando você é chamado a seguir Jesus Cristo, entenda que sempre será uma caminhada. Diferentemente do que é propagado com muita força por ai “aceite Jesus, que sua vida muda”. Embora seja uma expressão forte e que tenha meia verdade não é bem assim. No Santo Evangelho, narrado por São João, no capítulo 15, versículo 16 diz “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.”, ou seja, o “aceitar Jesus” no caso é dizer seu “Sim” pelo o chamado Dele e não o fato de você só por sua simples vontade ter aceito.

É uma meia verdade, pois o pensamento que se tem sobre essa expressão, é que o fato só de ter fé você já está salvo, você já faz parte do povo eleito. Mas não é bem assim, vemos nessas passagens:
Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.” São Tiago 2, 26.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!”I Coríntios 13, 1-3.
Além da história narrada no livro de Êxodo, em que o povo de Israel (povo de Deus) sofria escravidão no Egito e Moisés, por um chamado de Deus milagrosamente tira Seu povo de lá e em seguida estabelece uma Aliança e dá ao seu povo leis, preceitos, ritos e cultos. Mas para isso, eles vagaram no deserto por quarenta anos. Você pode estar pensando, como Deus é ruim não é mesmo?! Mas não, Deus deixou Seu povo no deserto não para matar, nem para castigar, mas sim para ensina-los a não serem mais escravos, aprenderem a depender exclusivamente de Deus e valorizar a terra prometida. Deus nunca levou ninguém ao deserto para matar, mas sim para ensinar. Em todas as passagens bíblicas, narra o povo de Deus e seus profetas caminhando, carregando a cruz e dando testemunho da fé com suas vidas e suas ações e não somente com “momentos mágicos”.
É o que muitas vezes acontece conosco, estamos caminhando nos caminhos que Deus mandou, mas no primeiro deserto buscamos um atalho para não passarmos pelo deserto e com isso, deixamos aprender o que Deus quer nos ensinar. Humanamente, atalhos podem até ser muito bons, você desvia de trânsito pesado, de áreas mais violentas, de pistas com buraco e assim por diante. Mas na vida espiritual, atalho é obra do demônio, pois não deixam você aprender o que Deus quer te ensinar com a passagem pelo deserto.
Exemplos práticos. A pessoa está frequentando uma comunidade, ajuda no que é possível, vai sempre as Missas, aos grupos de oração e assim por diante. Mas aparece um problema que pode ser de ordem espiritual, ou seja, perseguição do inimigo pois ele fica furioso quando perde almas ou problemas físicos, seja uma situação financeira mais complicada ou um familiar alcoólatra ou doente. E essa pessoa fica sabendo, que no bairro tem uma pessoa que dizem ser cheia da unção de Deus, fogo puro e essa pessoa vai lá, recebe oração de imposição de mãos e a situação melhora. Ou então, as famosas benzedeiras, muito comum no interior do Brasil, o filho está tendo pesadelos, nervoso e o pai e a mãe leva o filho, a maior riqueza que um pai e uma mãe podem receber de Deus, para consagrar a falsos deuses.
Bento XVI alerta “Neste mundo temos de nos opor aos enganos das falsas filosofias e reconhecer que não podemos viver só de pão, mas, antes de mais nada, da obediência de Deus. E somente onde essa obediência for vivida é que cresce a atitude que permite criar pão para todos.” – JOSEPH RATZINGER, em Jesus de Nazaré, do Batismo no Jordão à Transfiguração (p. 46).
Com isso, os problemas e as enfermidades vão desaparecendo. Mas cuidado! O fato de uma pessoa falar que cura em nome de Jesus, não quer dizer que ela realmente seja um profeta de Jesus, no Santo Evangelho segundo São Mateus, capítulo 7, versículos 22 e 23 diz “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!”e no capítulo 24, versículo 24 diz “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.”, portanto meu irmão e minha irmã, não pegue atalhos na vida espiritual! Atalhos na vida espiritual chama-se caminhos para o inferno.
Siga pelo caminho de Jesus, assim como Ele diz na narrativa de São Lucas, capítulo 9, versículos 23 e 24 “Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á.”e no capítulo 5, quando Ele chama Simão, nos versículos 10b-11 “Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Assim como na vida física, quando seguimos por estradas, a margem têm os pontos de apoio, tem postos para se alimentar, abastecer e descansar no caminho da vida espiritual, também temos, que além de nossa comunidade, são os sacramentos! Especialmente o sacramento da confissão e da comunhão. Esses nos dão força para suportarmos a passagem pelo deserto sem tirarmos os olhos de Nosso Senhor Jesus Cristo e com isso alcançarmos a nossa terra prometida, que é o céu.
 
A Paz!

Fernando Y. Kanizawa
[email protected]

CAMINHO SAGRADO
www.caminhosagrado.com
www.facebook.com/caminhosagradoweb
@jesusmariajosek

Acompanhe a programação da “Web Rádio Sagrada”, baixe o APP para seu smartphone

Apple Store – https://itunes.apple.com/br/app/id1036312551
Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.sagradafamilia&hl=pt_BR

 

Comments

comments

Cadastre seu e-mail para receber nossas publicações:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *