O que são mensagens subliminares?

Esse tema é um tanto quanto polêmico e o que não faltam são às especulações sobre o assunto, especialmente na internet.

E o que são mensagens subliminares? São mensagens que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente. É uma forma de estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, quando repetido, atua de modo a alcançar o efeito desejado.

A priori, as mensagens subliminares foram criadas para a área de marketing. Esse termo foi criado pelo americano James Vicary em 1957. Vicary sendo especialista em marketing desenvolveu uma técnica chamada de “projeção subliminar”, onde intencionalmente imagens impossíveis de conscientemente se perceber eram projetadas em uma seção do cinema.

As frases escolhidas foram “drink coke” (beba Coca-Cola) e “eat popcorn” (coma pipoca). O resultado foi surpreendente! Nas sessões onde as experiências foram feitas, foi constatado o aumento de quase 58% na venda de pipocas e 18% na venda de Coca-Cola.

A explicação psicológica do fenômeno é relativamente simples. As pessoas de critérios bem estabelecidos não mudam facilmente de conduta por causa de mensagens subliminares; mas os indivíduos indecisos ou inconstantes deixam-se prontamente influenciar pela última mensagem recebida. São vítimas de ação subliminar transmitida ao seu subconsciente, sem que possam averiguar.

Para se ter certeza que o recurso subliminar realmente funciona, foi feito outro teste em setor diferente.

Em uma fábrica têxtil, algumas operárias trabalhavam ouvindo canções de maior momento do momento. Em algumas músicas, foi introduzido de forma imperceptível o refrão “Quando uma operária trabalha bem, produz mais e é mais condignamente remunerada.” Essas canções foram transmitidas de forma constante durante um mês. Os resultados foram surpreendentes! No fim do mês verificou-se que o rendimento quantitativo aumentará 7% e a melhora da qualidade da fiação (ausência de defeitos nas estampas) em média foi de 21%.

Após certo tempo, nessa mesma fábrica, com as mesmas funcionárias e com autorização do proprietário fez-e uma nova experiência, no entanto, dessa vez a mensagem trazia outro refrão que dizia: “Todo operário deve reivindicar com firmeza seus direitos para não ser injustamente explorado.” Embora isso seja uma mensagem justa e correta, o resultado foi que a produção caiu 14% e também se perdeu a ótima qualidade nas estampas que a fábrica fornecia.

Vale lembrar que mensagens subliminares trabalham unicamente com o subconsciente da pessoa, portanto, qualquer impressão consciente que uma imagem provoca no indivíduo não pode ser considerada como mensagem subliminar. Em alguns casos, algumas pessoas tentam encontrar significados em mensagens que não possui nada de mais e/ou então, mensagens que conscientemente é perceptível.  Esse mecanismo é chamado de auto ilusão, onde uma pessoa costuma usar de seu conhecimento, vivência e suas experiências pessoais para imprimir idéias daquilo que estão analisando.

No Brasil, não há nenhuma lei que proíba de forma direta esse recurso. Inclusive, nas últimas eleições houve um caloroso debate entres os principais partidos políticas com acusações mútuas sobre o tema. O que temos é o artigo 20 do código de éticas dos publicitários que diz que as mensagens devem ostensivas e assumidas, ou seja, de forma explícita.

Consciente ou inconsciente

O psiquismo humano conserva apenas 1/8 de seus conhecimentos na consciência, ficando 7/8 no subconsciente. O inconsciente (ou subconsciente), embora não aparente no ser humano, é poderosamente ativo! Percebe, inspira, move o sujeito, sem que este o saiba, com uma rapidez e eficácia que ultrapassam muitas vezes as do consciente. Em virtude disso, muitos cientistas e artistas, procurando aumentar a sua criatividade e desempenho, colocam-se voluntariamente em estado de hipnose ou quase hipnose. Temos como grandes exemplos, o físico Newton, que recorria ao sono, recomendando que o inconsciente “ruminasse” determinado problema. Desse modo, conseguia encontrar solução para problemas complicados enquanto dormia.

O poeta alemão Goethe, afirmou que grande parte de seus maiores poemas foram escritos em estado de sonambulismo. Mozart também declarou que suas inspirações musicais lhe vinham à semelhança de sonhos, independentemente de sua vontade.

Esses fatos mostram como é vulnerável a pessoa humana, ela pode ser sorrateiramente invadida e violentada sem que o saiba e, por isto, sem que possa se defender.

Leve ainda em conta os seguintes dados: Uma boa imagem tem mais eficiência pedagógica do que dezenas de palavras. Uma criança capta 71% com os olhos (donde vem à importância da linguagem com imagens), 16% com a audição e o restante com os demais sentidos (como olfato, o paladar, o tato).

Alguns peritos dizem que ficam impressos na mente dos adultos, apenas 12% daquilo que ouvem 23% do que vêem e 38% do que vêem e ouvem simultaneamente.

Mensagens subliminares nos desenhos infantis

Estamos em plena revolução cultural imposta por fundações internacionais multi milionárias e que, por tudo querem corroer as estruturas de nossas instituições, sobretudo da instituição família e vendo que a perversão e/ou mudança de paradigmas dos adultos demoram muito ou então não surtem os efeitos esperados, de forma covarde vilipendiam a inocência de nossas crianças.

Na Sagrada Escritura, especialmente no novo testamento nos exorta e nos preparada para o fim dos tempos, o capítulo 24 de São Mateus inteiro e a segunda carta de São Paulo a Timóteo talvez nunca tenham sido tão atuais, mas acredito, que talvez um breve resumido disso tudo quem nos dá é São João, em  1 Jo 5, 19 “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.”

Há um site chamado “Mensagens Subliminares”, que você pode acessar www.mensagenssubliminares.com.br que trás várias análises de vários desenhos animados que fazem parte do nosso cotidiano. Vejamos alguns:

Cartoon Network

 

Disney e alguns games

Bob Esponja

Looney Tunes

Outras influências no nosso cotidiano

Não se trata de mensagens subliminares, no entanto, são aspectos que chamam  a atenção é a quantidade de produtos que fazem parte do nosso cotidiano e que muitas das vezes não nos damos conta, que podem, veja bem, podem! Eu não estou afirmando isso com certeza, até porque não tem como ter absoluta certeza disso, mas que podem sim, haver algum tipo de consagração a entidades relacionadas ao ocultismo.

Vejamos algumas:

Brahma

O principal produto da empresa brasileira Ambev, é a cerveja Brahma. Acredito que poucos saibam disso, mas o nome “Brahma” é o nome de um deus hindu, que faz parte da trimúrti, que seria uma espécie de trindade do hinduísmo, tendo como os outros deuses Vishu e Shiva.

Minerva

Era uma deusa romana das artes, comércio e sabedoria. Corresponde grega Atena ela faz parte Tríade capitolina, que é também uma espécie de trindade suprema no Capitólio.

Peguei essas duas do exemplo, mas se formos pesquisarmos a fundo, são muitas! Como não é o tema do artigo falar sobre isso e também como disse, não há como afirmar se há alguma ligação intencionalmente com práticas ocultistas.

É apenas para um alerta, lembrando que São João diz que o mundo faz o maligno. Um alerta para redobrar a vigilância na oração, na prática do jejum, da adoração Eucarística, da leitura orante da Bíblia, da oração do Santo Terço, etc.

Talvez a pergunta que você esteja fazendo nesse momento, enquanto termina a leitura desse artigo: “como evitar isso?” Infelizmente meu irmão e minha irmã não têm uma resposta objetiva e conclusiva sobre isso, mas acredito e tenho plena fé que devemos ao máximo evitar o consumo excessivo de TV, avaliar muito bem os desenhos que nossas crianças assistem as músicas que ouvimos. Ao invés de perder horas em frente à TV, procurar mais as brincadeiras com os filhos, o convívio familiar, a leitura de um bom livro, ouvir e assistir pregações, orar, etc.

O apóstolo Paulo nos alerta em 1 Tessalonicenses 5, 17 “Orai sem cessar.” E devemos levar isso muito a sério, a vida de oração livrará nossas famílias e nossos filhos dessas contaminações que a Nova Era ou Nova Ordem Mundial nos impõe.

Precisamos ter fé e confiar no Senhor, é o que diz no Salmo 90, 10-11 “Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.”

Temos a certeza, que com a fé, o Senhor salvará a nós e nossas famílias, como podemos ver em Atos 16, 31 “Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.”

E para finalizar, o próprio Cristo nos exorta quanto à vigilância em São Mateus 25, 13 “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem à hora.”


Paz e bem!

Fernando Y. Kanizawa
[email protected]

CAMINHO SAGRADO
www.caminhosagrado.com
www.facebook.com/caminhosagradoweb
@jesusmariajosek
www.instagram.com/caminhosagradodosenhor

Comments

comments

Cadastre seu e-mail para receber nossas publicações:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *