Rezar o Santo Terço é meditar o Santo Evangelho de Jesus

Infelizmente a devoção ao Santo Terço sempre é atacada e rotulada como anti-cristã. No entanto, a prática da reza do Rosário e do Terço é totalmente Cristo cêntrica, ou seja, tem Cristo como ponto central.
dia-da-biblia-catolica-1[1]

Como surgiu o Terço?

No século IX, a oração oficial da Igreja era a recitação dos Salmos, conhecida como liturgia das horas. Os 150 Salmos eram recitados pelos monges e assistidos pelos fiéis, que também desejavam assim fazer. Mas como grande parte não sabiam ler e decora-los era praticamente impossível, surgiu a ideia de se rezar 150 Pai Nossos.
Paralelamente e aos poucos, foi se inserindo expressão bíblica da saudação angélica e da exclamação de Santa Izabel quando chegou grávida em sua casa. No século XIII alguns teólogos perceberam que alguns Salmos continham certas profecias sobre os mistérios da redenção. Assim, compuseram uma série de louvores e preces a Jesus e deram o título de “Saltérios de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
Em 1365, o monge Cartuxo Henrique de Halkar separou as 150 Aves Maria em dezenas, intercalando com um Pai Nosso. Mas foi apenas em 1470 o frade Dominicano, Alan de Rupe que deu origem ao Santo Rosário com pensamento de recitado-lo junto a Nossa Senhora.
O Rosário completo possuía até então, possui 15 mistérios, sendo 5 gloriosos, 5 dolorosos e 5 gozosos. E em 2003, o Papa João Paulo II acrescentou um novo bloco de 5 mistérios para contemplação dos mistérios de Cristo, os mistérios luminosos. Totalizando assim, o Rosário completo com 20 dezenas.
O Terço, como o próprio nome diz é a recitação separada de cada grupo de mistérios. Na segunda e no sábado, contemplamos e recitamos os mistérios gozosos. Na terça e sexta-feira, contemplamos e recitamos os mistérios dolorosos. Na quarta e no domingo, contemplamos os mistérios gloriosos e na quinta-feira os mistérios luminosos.

O Terço é anti bíblico ou anti cristão?

Absolutamente não! A acusação de ser anti bíblico vem do fato da passagem do Santo Evangelho, segundo São Mateus, capítulo 6, versículo 7 que diz “Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras”. Mas quando se lê o contexto do capítulo inteiro, entende-se que Jesus queria dizer é que oração seja feita realmente de coração, e não da boca para fora, para não ser feita com hipocrisia.
A acusação do Santo Terço não ser cristão, também é errada. Toda a contemplação do Terço é Cristo cêntrica, ou seja, tem Jesus Cristo como tema central. A própria oração da Ave Maria é Cristo cêntrica, o nome de Jesus é proclamado exaltado como centro da fé, o centro da oração.
Quando rezamos a Ave Maria e o Terço não estamos rezando a Maria, mas sim, com Maria. Quando você se coloca em oração do Terço, automaticamente você está rezando a Jesus junto de Maria e não para Maria. É uma grande bênção, saber que quando estamos rezando o Terço, não estamos sozinhos, mas ao nosso lado esta nossa Mãe Maria!
As Aves Maria ficam repetitivas e cansativas quando não se contemplam corretamente os mistérios. Para a reza correta do Santo Terço é preciso meditar realmente o mistério que se reza. Em pensamento se transportar para aquele lugar, aquela situação e meditar sobre o que aconteceu, como se deu nossa redenção. As Aves Maria nada mais são, que uma música de fundo de sua contemplação.
São Padre Pio, dizia que “O Santo Rosário é arma para quem quer vencer todas as batalhas”.  São João Paulo II, dizia que o Rosário era sua oração preferida. Todos os Santos da Igreja foram devotos do Rosário e diziam não existir intercessão mais poderosa.
Todos os exorcistas recomendam a devoção do Rosário e dizem ser uma poderosíssima arma contra os malefícios. Padre Gabriel Amorth, considerado o maior exorcista em atividade diz que cada Ave Maria rezada com devoção e fé é como se fosse uma bomba no inferno.
Nossa Senhora em todas as suas aparições pede que rezemos todos os dias o Santo Rosário. Portanto meu irmão e minha irmã, se por uma acaso tenha medo de rezar o Terço ou Rosário e não agradar a Deus, não se preocupe, pois não estará O desagradando.
Reze, reze sempre! Melhor companhia que Maria Santíssima para uma oração, tenho absoluta certeza que não encontrará.
tumblr_nbnv94dvA61tiu58io1_500

Comments

comments

Cadastre seu e-mail para receber nossas publicações:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *