Sigamos o exemplo de José e Maria na educação de nossos filhos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

sagradafamilia
A preocupação de grande parte dos pais é oferecer segurança e conforto aos filhos, as pessoas com menos recursos financeiros pensam em não deixar os filhos passarem pelo que passaram na infância. Pensamento sem dúvida louvável, no entanto, muitas vezes pensamos tão somente na herança financeira.

Vivemos uma busca constante em conquistar bens materiais e esquecemos do mais importante para nossos filhos que é a atenção, o carinho e o amor. Achamos que brinquedos caros suprem em nossos filhos a nossa falta. Talvez por nós estarmos tão acostumados a ter nossa satisfação com bens materiais, por estarmos contaminados com o consumismo desenfreado e a busca pelo dinheiro a qualquer custo, achamos que nossos filhos também sejam assim.
Certamente alguns deles, já um pouco maiores também estejam contaminados desse modo, porque aprenderam conosco, mas crianças menores muitas das vezes brincam mais com a caixa do brinquedo caro do que propriamente com o brinquedo e o que essa criança mais quer na verdade é que o pai ou mãe sente ali com ele e brinque alguns minutos.
Esquecemos também de algo fundamental, que é a educação religiosa de nossos filhos. Esquecemos que nem sempre estaremos próximos deles para aconselha-los e/ou que iremos poder ajuda-los todas as vezes que for necessário. Nossos filhos desde muito pequeno devem aprender em quem confiar e onde se refugiar quando estiverem perdidos e com medo.
Foi o que José e Maria ensinaram a Jesus desde pequeno, embora a Sagrada Escritura seja econômica em passagens sobre a infância e criação de Jesus, não há dúvidas que foram pais exemplares. Não há dúvidas que “conquistaram” Jesus com carinho e amor desde muito pequeno e com isso Jesus confiou neles e ouviram seus conselhos. Com toda certeza ensinaram Jesus buscar a Deus desde pequeno, ensinaram que na hora da angustia e quando está perdido o local que se deve buscar refúgio é em Deus. Tanto é que quando Jesus se perdeu aos 12 anos foi encontrado no Templo. Jesus é Deus, claro! Mas também era um menino de 12 anos e com certeza teve medo quando se viu perdido, mas como desde pequeno aprendeu a buscar refúgio em Deus nessas situações não deve ter pensado em outro local a não ser o Templo para buscar ajuda.
Talvez você esteja pensando, mas como eu posso estar escrevendo que Jesus, o Messias precisou aprender com José e Maria a buscar a Deus. Ora, Jesus sentiu todas as dores, alegrias e aflições de qualquer um de nós, a única coisa que Ele não passou foi pelo pecado. Em São Lucas 2, 51-52 diz: “Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens”.
Será que estamos conquistando nossos filhos?! Vamos conquistar nossos filhos antes que o traficante o faça! Será que estamos ensinando nossos filhos a buscar refúgio em Deus ou em bebidas, drogas e demais coisas do mundo?!
Sempre que medito o quinto mistério gozoso, peço a Deus a graça de ensinar meus filhos a buscar Deus quando estiverem perdidos, assim como Jesus fez com 12 anos. Sempre peço para eu e minha esposa tenhamos essa sabedoria que vem do céu, peço que sejamos um pouquinho de José e Maria.
Talvez, não tenhamos aprendido a buscar Deus com nossos pais, mas se hoje estou escrevendo essas palavras e você está as lendo é porque aprendemos ou estamos aprendendo, mesmo depois de velho a vencer as batalhas de joelhos.
Vamos nos preocupar sim em oferecer conforto e segurança a nossos filhos, mas não esqueçamos o principal! Saudoso Padre Leo já dizia “…sou contra herança! Filho ruim não merece e o bom não precisa”.
A grande prova que dinheiro não supre a falta de pai, mãe e sobretudo de Deus é o fato de tantos e tantos filhos de famílias abastadas estarem perdidos nas drogas, nas bebidas, no mundo. Nasceram em berço de ouro, tiveram de tudo, mas estão perdidos e não escutam seus pais. Porque não foram conquistados e nem aprenderam onde se refugir.
Peçamos a Deus a graça e a sabedoria de ensinarmos nossos filhos a andar no caminho correto, sobretudo na Presença do Senhor Jesus.

Acompanhe a programação da “Web Rádio Sagrada”, baixe o APP para seu smartphone

Comments

comments

Cadastre seu e-mail para receber nossas publicações:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *